Eu tenho ATM?

Ouvimos com muita frequência pacientes no consultório queixando-se de dor na região do ouvido, que já passaram pelo médico otorrinolaringologista e ouviram: "procure o seu dentista, você tem ATM".






Vamos entender um pouquinho o que isso significa?


- ATM: é a sigla para articulação temporo-mandibular. A ATM é uma estrutura anatômica, uma articulação que temos na face. Portanto, todos nós temos.Essa articulação é responsável pelos movimentos que fazemos com a boca, sendo que existe uma articulação de cada lado.


- DTM: é a disfunção temporo-mandibular, ela está relacionada com todas as doenças da articulação temporo-mandibular e os músculos que fazem o seu movimento.







A DTM é uma condição cada vez mais comum nos consultórios, visto que tem no stress o principal agente iniciador.







Normalmente, o paciente vem com queixa de estalido, dificuldade de abrir a boca, sensação de cansaço ao mastigar alimentos duros, dor na região do ouvido. Como a especialidade é pouco conhecido, a situação mais corriqueira é que o dentista é o último profissional a ser procurado pelo paciente, quando deveria ser o primeiro. Sabe porque? A DTM é uma especialidade da Odontologia, é um dentista especialista que tem o conhecimento anatômico e fisiológico da ATM para que o diagnóstico seja preciso e o tratamento bem indicado.





Se você está lendo esse texto e está em dúvida se você precisa procurar um especialista ou não, repare se você tem alguns dos sintomas abaixo relacionados:

- dor de cabeça (tipo pressão) frequente ao acordar ou no final do dia
- cansaço ao mastigar alimentos
- dificuldade ou dor ao abrir a boa
- estalos durante a abertura de boca, com ou sem dor
- dificuldade de abrir a boca de manhã, ao acordar
- dificuldade momentânea para abrir ou fechar a boca (como se fosse cãimbra)


Esses sintomas são os mais comuns, mas existem outros que dificilmente os pacientes associam com um problema a ser tratado pelo dentista, como dor no fundo de olho, sensação de água no ouvido, entre outros.



Normalmente, o tratamento é simples e envolve a reabilitação da fisiologia da articulação com tratamento fisioterápico, placas de mordida, em alguns casos, procedimentos odontológicos efetivamente. Raramente o paciente é indicado para uma cirurgia.




Identificou-se?
Entendeu, mas ainda continua com dúvidas?

Não hesite em nos procurar.

Inovadent: (11)4328-6244/(11)2609-2819 - Whatsapp (11)97689-5944




Beijocas






CONVERSA

0 comentários:

Postar um comentário

Voltar
ao topo