Retração Gengival






A maioria das pessoas não sabem que as retrações gengivais podem acometer tanto indivíduos com padrão de higiene bucal satisfatória, como em populações com pobre padrão de higiene bucal.

A diferença é que nas pessoas com doença gengival, as retrações podem aparecer em todas as faces do dente, e nas outras, percebemos geralmente na face vestibular (face da frente) do dente.




Na verdade o que acontece é uma perda de tecido ósseo e dos tecidos de sustentação ao redor do dente, e a gengiva acompanha esta perda.

Resultando ao sorriso aquele aspecto de dente alongado, porque a raiz, que deve estar sempre protegida pelos tecidos de proteção e sustentação do periodonto, começa a aparecer e o dente parece grandão, comprometendo e muito a estética do sorriso.





Além do mais, em muitos casos, o paciente começa a sentir sensibilidade na região e precisamos entrar com tratamentos específicos para que este paciente não deixe de se alimentar e perder a qualidade de vida.

Portanto é de extrema importância alertar sobre os cuidados que precisamos ter para prevenir uma retração gengival em nossa cavidade bucal.





A orientação da técnica correta de escovação pelo dentista é uma das chaves do sucesso deste tratamento.

A principais causas que encontramos na literatura são:


  • trauma de escovação
  • a presença de uma infecção bacteriana na periodontite

Como fatores secundários:

  • Mau posicionamento dentário
  • Perdas ósseas
  • Freios altos (inserção alta dos freios)
  • Restaurações mal adaptadas




Verificamos, também no nosso dia a dia na clínica, que o trauma de oclusão pode resultar em uma retração gengival, porém não existe trabalhos científicos que comprovem a causa isolada.

Um exame clínico minucioso do problema e todo o sistema mastigatório deve ser primordial para a correção da retração.

Após esta etapa. o cirurgião ou o periodontista, deve escolher a melhor terapia para cada caso devolvendo a estética e a saúde de seu sorriso.




Não demore mais para procurar um tratamento para a sua recessão gengival.
Ligue para a Inovadent
tel.: 4328-6244 / 2609-2819
tel.: 97689-5944 (whats app)




CONVERSA

0 comentários:

Postar um comentário

Voltar
ao topo