Lentes de Contato x Facetas

Estive conversando dia desses com uma paciente sobre o quanto eu acho importante a integração entre as diversas áreas odontológicas. Faço ortodontia há anos com o maior prazer. Mas, ao contrário da maioria dos ortodontistas, amo a parte clínica da odontologia. Eu gosto da transformação,  de poder intervir em todas (ou quase todas) as etapas desse processo.
 Acredito que, para conseguir atender a todas as necessidades do paciente, nem sempre somente a ortodontia seja suficiente.

Querem um exemplo?

O paciente chega ao consultório para uma avaliação ortodôntica, com intenção de iniciar um tratamento para correção da posição dos dentes. 

Aí, eu pergunto: 
"Qual o seu objetivo com o tratamento ortodôntico?" 

E ele me responde:
"Quero ter dentes bonitos"


Ao fazer o exame clínico, me deparo com a situação ilustrada na foto acima.

Certamente essa paciente não irá atingir o seu objetivo com ortodontia.
Quais seriam as opções de tratamento para essa paciente:

- clareamento
- troca das coroas antigas (1)
- correção da altura gengival (2)
- correção de altura e formato do incisivo central esquerdo (3)

fase laboratorial
RESULTADO FINAL



Enfim, esse texto todo para explicar que fui levada por uma curiosidade enorme a buscar conhecimento nessa área. Principalmente no que diz respeito à diferença entre facetas laminadas e lentes de contato.

Acredito que muitos de vocês já tenham lido ou ouvido falar em lentes de contato e tenham ficado bem curiosos também.

Pois bem, vou tentar sanar algumas dúvidas:
As facetas de porcelana, embora sejam “figurinhas” já bem conhecidas por todos, tenho as minhas dúvidas se todos sabem exatamente como são feitas e suas indicações.
FACETAS LAMINADAS

São indicadas para correção de:


 
 alterações de forma, tamanho, contorno e posição







alterações de cor. Por exemplo, dentes escurecidos por tratamento de canal, manchas de esmalte

alteração de textura de superfície




dentes com múltiplas restaurações de resina



LENTES DE CONTATO
Seguem os mesmos princípios das facetas laminadas, sendo que sua principal diferença é a espessura, sendo mais delgada (mais fina). Por isso, sua indicação é mais limitada, não podendo ser indicada para dentes com alteração de cor (pois sua espessura transparece a cor do dente) nem para dentes que possuam grande perda de tecido, pois será necessária uma espessura maior da porcelana para substituir o tecido perdido. Ou seja, neste último caso, devido à espessura da porcelana, o laminado que será utilizado recebe o nome de faceta.





Resumindo:

A grande diferença entre faceta e lente de contato é a espessura da porcelana.
O excelente resultado depende da indicação preciso, do planejamento correto, emprego de boa técnica, parceria com um bom laboratório de prótese.
Aproveito a postagem para agradecer aos ensinamentos de um excelente professor e profissional respeitável, José Carlos Garófalo, responsável pelo primeiro caso mostrado neste post. 

Podem esperar mais postagens a respeito desse assunto, que, graças ao referido professor, tornou-se minha nova paixão na Odontologia.



Texto de Dra. Cristina Pasqual Romeu, ortodontista, especialista em DTM e dor Orofacial pela Unifesp-EPM, apaixonada pela possibilidade de transformar vidas através do sorriso, retirado do blog http://ortodontiaatual.blogspot.com.br/
Contatos através do email cristina.pasqual@gmail.com

CONVERSA

0 comentários:

Postar um comentário

Voltar
ao topo